Está buscando por ortopedista de quadril e pelve?

Se você procura um ortopedista de quadril em Recife, a equipe de ortopedistas de quadril e pelve do IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife está pronta para te atender. Localizado no Real Hospital Português, é composta pelos médicos: Dr. Alessandro Cavalcante, Dr. Cláudio Marques e o Dr. Múcio Vaz, especialistas no tratamento de condições do quadril e pelve e na realização das principais cirurgias.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.

Quando é necessário fazer uma cirurgia de quadril?

Senhora sentada em sofá com cara de cor e mão na altura do quadril

A cirurgia no quadril é indicada em três situações principais:

Tipos de Cirurgia de Quadril:

Possibilidades mais comuns que levam o paciente a necessitar de cirurgia:

Artroplastia Total do Quadril
(Prótese de Quadril)

Esta cirurgia envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese artificial. É frequentemente indicada para pacientes com artrite grave, fraturas ou outras condições que causam dor e comprometem a mobilidade. A artroplastia total do quadril pode proporcionar alívio significativo da dor e melhorar a função articular.

Osteotomia do Quadril

A osteotomia do quadril é uma cirurgia que envolve o corte e a realinhamento dos ossos da pelve ou do fêmur para aliviar a pressão sobre a articulação do quadril. Este procedimento é frequentemente indicado para jovens adultos com displasia do quadril ou outras deformidades que podem levar à artrose precoce. A osteotomia pode ajudar a preservar a articulação natural do quadril e retardar a necessidade de uma artroplastia.

Artroscopia do Quadril

A artroscopia do quadril é uma técnica minimamente invasiva utilizada para diagnosticar e tratar problemas na articulação do quadril. Usando uma pequena câmera e instrumentos cirúrgicos especializados, os cirurgiões podem reparar danos nos tecidos e remover corpos soltos, proporcionando alívio da dor e melhorando a função articular.

Artrose do Quadril

A artrose do quadril é uma condição degenerativa que causa dor e rigidez na articulação do quadril. Comum em idosos, mas também afetando pessoas mais jovens devido a lesões ou fatores genéticos, a artrose pode limitar severamente a mobilidade. O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos e, em casos graves, cirurgia como a artroplastia do quadril.

Casos mais comuns que precisam de cirurgia

O que é Artrose do Quadril?
Ilustração de um quadril com duas bolas vermelhas caracaterizando inflamação
A artrose do quadril é uma condição degenerativa que causa dor e rigidez na articulação do quadril. Comum em idosos, mas também afetando pessoas mais jovens devido a lesões, obesidade ou fatores genéticos, a artrose pode limitar severamente a mobilidade, prejudicando atividades cotidianas como caminhar e subir escadas.
O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos e, em casos graves, cirurgia como a artroplastia do quadril, que substitui a articulação danificada por uma prótese. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para manter a qualidade de vida e retardar a progressão da doença.
A artroplastia oferece uma solução eficaz para quem busca melhorar a qualidade de vida. Com avanços nas técnicas cirúrgicas e materiais protéticos, este procedimento garante resultados duradouros e uma recuperação mais rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades com mais conforto.

É importante seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta durante o processo de recuperação após uma hérnia de disco .

Lembre-se: cada caso é um caso, marque sua consulta com um médico ortopedista especialista em quadril e pelve e entenda a necessidade e se seu diagóstico é caso de cirurgia.

plugins premium WordPress

Dr. Marcelo da Cunha
Andrade Filho

CRM-PE: 18.123

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;

• Coordenador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife – IOT;

• Coordenador de Ortopedia do Hospital Santa Efigênia (Caruaru-PE);

• Especialista em dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP;

• Preceptor e Cirurgião de Coluna do Hospital Otávio de Freitas.