Está buscando por ortopedista de pé e tornozelo?

Se você procura um ortopedista de pé e tornozelo em Recife, a equipe de ortopedistas de pé e tornozelo do IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife está pronta para te atender. Localizado no Real Hospital Português, é composta pelos médicos: Dr. Romero Nery, Dr. Guilherme Cerqueira e o Dr. Gabriel Monteiro, especialistas no tratamento de condições de pé e tornozelo e na realização das principais cirurgias.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.

Quando é necessário fazer uma cirurgia no pé ou no tornozelo?

Médico ortopedista de pé e tornozelo mexendo na joanete no pé do paciente.

A cirurgia no pé é indicada em três situações principais:

Tipos de cirurgia no pé e tornozelo:

Possibilidades mais comuns que levão o paciente a necessitar de cirurgia:

Fascite plantar

A cirurgia para fascite plantar é indicada em casos graves onde o tratamento conservador não alivia a dor. A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, um tecido fibroso que se estende ao longo da sola do pé, desde o calcanhar até a base dos dedos.

Essa inflamação causa dor intensa, especialmente no calcanhar, e pode limitar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida.

Joanete

A cirurgia de joanete é indicada para tratar uma condição conhecida como joanete, caracterizada por uma saliência óssea que se forma na articulação do dedão do pé.

Esse problema ocorre quando o dedão se desvia em direção aos outros dedos, levando ao desenvolvimento de uma protuberância no lado interno do pé. A saliência pode causar inflamação, tornando a área sensível e dolorida, dificultando a caminhada e o uso de calçados.

Esporão do calcâneo

A cirurgia é geralmente considerada quando tratamentos conservadores, como repouso, uso de palmilhas ortopédicas, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia, não proporcionam alívio suficiente da dor.

O esporão calcâneo pode ser associado a condições como fascite plantar, e a dor pode ser debilitante, afetando a qualidade de vida do paciente.

Entorse de tornozelo

A cirurgia é considerada quando a entorse é severa e os ligamentos estão seriamente danificados ou rompidos, e quando os métodos conservadores como repouso, gelo, elevação, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia não são eficazes.

A cirurgia também pode ser necessária se houver instabilidade persistente do tornozelo que afete a capacidade de caminhar ou se a lesão for complicada por fraturas associadas.

Casos mais comuns que precisam de cirurgia

O que é joanete?
Pés femininos com unhas pintadas de vermelho, ressaltando a joanete com escapador próprio para a condição.
O famoso joanete recebe o nome científico de Hálux Valgo e trata-se de uma patologia em que ocorre o desvio do dedão do pé em direção aos outros dedos. Ao contrário do que muitos imaginam, o joanete não é um osso que cresceu demais. A proeminência que surge na base do dedão representa um desalinhamento ósseo entre o primeiro metatarsal e a falange do dedão.
O joanete ocorre com mais frequência no sexo feminino e sua causa está relacionada a fatores genéticos, ou seja, há um componente hereditário no aparecimento dessa patologia.
Além do próprio desalinhamento do dedão, que pode ser bastante incômodo, com o passar do tempo, esse desvio pode afetar e causar desalinhamento dos outros dedos.
Atualmente, existem diversas opções cirúrgicas para o tratamento do hálux valgo, desde as técnicas abertas convencionais até as modalidades minimamente invasivas (percutânea). A escolha da técnica dependerá da gravidade da deformidade e da origem do problema.

É importante seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta durante o processo de recuperação após uma hérnia de disco .

Lembre-se: cada caso é um caso. Marque sua consulta com um médico especialista em pé e tornozelo e entenda a sua necessidade e se seu diagnóstico é caso de cirurgia.​

Médico especialista em pé e tornozelo segurando e avaliando pé de paciente.
plugins premium WordPress

Dr. Marcelo da Cunha
Andrade Filho

CRM-PE: 18.123

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;

• Coordenador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife – IOT;

• Coordenador de Ortopedia do Hospital Santa Efigênia (Caruaru-PE);

• Especialista em dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP;

• Preceptor e Cirurgião de Coluna do Hospital Otávio de Freitas.