Está buscando sobre cirurgia de ombro?

Se você procura um ortopedista de ombro em Recife, a equipe de ortopedistas de ombro do IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife está pronta para te atender. Localizado no Real Hospital Português, é composta pelos médicos: Dr. Cleber Maciel (CRM-PE: 15.671), Dr. Ricardo Fittipaldi (CRM-PE: 17864) e o Dr. Ênio Sibério (CRM-PE: 12973), especialistas no tratamento de condições do ombro e na realização das principais cirurgias.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.

Quando é necessário fazer uma cirurgia de ombro?

Homem branco e jovem curvado com dor no ombro.

A cirurgia no ombro é indicada em três situações principais:

Tipos de cirurgia de ombro:

Possibilidades mais comuns que levam o paciente a necessitar de cirurgia:

Artroplastia do ombro

Para casos graves de artrose no ombro, a artroplastia total do ombro é a cirurgia mais eficaz. Ela substitui a articulação do ombro danificada por um implante artificial, aliviando a dor e melhorando a mobilidade.

O procedimento envolve a remoção das partes desgastadas e a colocação de componentes metálicos e plásticos.

Tendinite calcária

Quando o tratamento conservador para a tendinite calcária não é eficaz, a cirurgia pode ser necessária para remover os depósitos de cálcio. A cirurgia pode ser realizada por artroscopia, um método minimamente invasivo que usa pequenas incisões e uma câmera para remover os depósitos, ou por cirurgia aberta, com uma incisão maior para acesso direto.

Após a cirurgia, é comum passar por fisioterapia para restaurar a função e a mobilidade do tendão. A cirurgia visa aliviar a dor e melhorar a função da articulação.

Artroscopia do manguito rotador

A artroscopia do manguito rotador é uma cirurgia minimamente invasiva para tratar lesões no ombro causadas por desgaste, atrito repetitivo ou tendinites. O procedimento usa uma câmera e instrumentos através de pequenas incisões para visualizar e reparar danos aos tendões.

A recuperação inclui fisioterapia para restaurar a função do ombro, com bons resultados na redução da dor e melhoria da mobilidade.

Cirurgia de instabilidade – luxação

A cirurgia de instabilidade – luxação é realizada para tratar deslocamentos completos de articulações, como o ombro, que precisam ser realinhados de emergência. Se as luxações ocorrem frequentemente, a cirurgia pode ser necessária para reparar ligamentos e reforçar a articulação, restaurando sua estabilidade.

O procedimento pode ser feito de forma artroscópica ou aberta, e a recuperação inclui imobilização e fisioterapia para recuperar a função e prevenir novos deslocamentos.

Casos mais comuns que precisam de cirurgia

O que é luxação de ombro?
A luxação do ombro ou deslocamento do ombro acontece quando os ossos que compoem essa articulação se desencaixam e perdem contato entre si.
Duas imagens lado a lado, comparando um ombro normal e um ombro deslocado.
Quando o paciente luxa o ombro, é possível notar uma deformidade local e o paciente costuma sentir muita dor, principalmente nas primeiras vezes em que o ombro sai do lugar.
Na maioria das vezes o ombro costuma luxar para frente, porém em alguns casos ele pode sair para trás, principalmente em casos de convulsão como na epilepsia e em choques elétricos.
Qual o tratamento da luxação do ombro?
Após o atendimento inicial no pronto socorro, é muito importante que o paciente agende uma consulta com o especialista em cirurgia de ombro o quanto antes, pois o tratamento da luxação pode variar desde fisioterapia até a necessidade de cirurgia.

É importante seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta durante o processo de recuperação após uma luxação.

Lembre-se: cada caso é um caso. Marque sua consulta com um médico especialista em ombro e entenda a sua necessidade e se seu diagnóstico é caso de cirurgia.

plugins premium WordPress

Dr. Marcelo da Cunha
Andrade Filho

CRM-PE: 18.123

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;

• Coordenador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife – IOT;

• Coordenador de Ortopedia do Hospital Santa Efigênia (Caruaru-PE);

• Especialista em dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP;

• Preceptor e Cirurgião de Coluna do Hospital Otávio de Freitas.