Está buscando por ortopedista de mão?

Se você procura um ortopedista de mão em Recife, a equipe de ortopedistas de mão do IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife está pronta para te atender. Localizado no Real Hospital Português, é composta pelos médicos: Dra. Sandra Paiva (CRM-PE: 10032), Dra. Giselly Miranda (CRM-PE: 17424), Dra. Etelvina Tenório (CRM-PE: 10654), Dra. Adlay Menezes (CRM-PE: 13884), Dr. Luís Felipe (CRM-PE:18776) e Dr. Hugo Freitas (CRM-PE: 15483), especialistas no tratamento de condições de mão e na realização das principais cirurgias.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.

Quando é necessário fazer uma cirurgia de mão?

A cirurgia no mão é indicada em três situações principais:

Tipos de Cirurgia de Mão:

Possibilidades mais comuns que levão o paciente a necessitar de cirurgia:

Microcirurgia Reconstrutiva

A microcirurgia reconstrutiva é um procedimento realizado com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios que ajudam o profissional a visualizar melhor a estrutura que precisa ser reparada e executar movimentos mais precisos e delicados.

Artroscopia de Mão e Punho

A artroscopia de mão e punho é um procedimento minimamente invasivo usado para examinar alterações nas articulações e, em casos mais simples, realizar reparos necessários.

O cirurgião insere uma câmera pequena e instrumentos através de pequenas incisões para visualizar e tratar problemas, proporcionando um diagnóstico preciso e permitindo intervenções com menor impacto e tempo de recuperação reduzido.

Artroplastia

A artroplastia é uma cirurgia que substitui uma articulação danificada por um implante metálico ou sintético para aliviar a dor e restaurar a função. O procedimento envolve a remoção da articulação doente e a colocação de um novo implante.

A recuperação inclui hospitalização, fisioterapia e cuidados pós-operatórios. A cirurgia pode melhorar significativamente a qualidade de vida ao reduzir a dor e melhorar a mobilidade.

Cirurgia para Síndrome do Túnel de Carpo

A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano no punho, levando a formigamento e dor na mão.

A cirurgia para tratar essa condição visa aliviar a pressão sobre o nervo, cortando o ligamento que está comprimindo-o, o que ajuda a reduzir os sintomas e melhorar a função da mão.

Casos mais comuns que precisam de cirurgia

O que é síndrome do túnel do carpo?
A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo.
A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

O principal sintoma é a parestesia, uma sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano. A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.

É importante seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta durante o processo de recuperação.

Lembre-se: cada caso é um caso. Marque sua consulta com um médico especialista em mão e entenda a sua necessidade e se seu diagnóstico é caso de cirurgia.​

plugins premium WordPress

Dr. Marcelo da Cunha
Andrade Filho

CRM-PE: 18.123

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;

• Coordenador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife – IOT;

• Coordenador de Ortopedia do Hospital Santa Efigênia (Caruaru-PE);

• Especialista em dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP;

• Preceptor e Cirurgião de Coluna do Hospital Otávio de Freitas.