Está buscando por ortopedista de coluna?

Se você procura um ortopedista de coluna em Recife, a equipe de ortopedistas de coluna do IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife está pronta para te atender. Localizado no Real Hospital Português, é composta pelos médicos: Dr. Eduardo Caraciolo (CRM-PE: 19.680), Dr. Paulo Melo (CRM-PE: 17.367) e o Dr. Marcelo Andrade Filho (CRM-PE: 18.123), especialistas no tratamento de condições do coluna e na realização das principais cirurgias.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.

Quando é necessário fazer uma cirurgia de coluna?

Ilustração de uma coluna vertebral com escoliose.

A cirurgia no coluna é indicada em três situações principais:

Tipos de cirurgia de coluna:

Possibilidades mais comuns que levão o paciente a necessitar de cirurgia:

Prótese de disco cervical

A prótese de disco cervical é uma cirurgia que substitui um disco danificado no pescoço por um implante artificial, aliviando a dor e restaurando o movimento. Realizada por uma incisão na frente do pescoço, a técnica preserva a mobilidade da coluna, ao contrário da fusão cervical. A recuperação inclui fisioterapia e pode levar algumas semanas.

Corpectomia cervical

A corpectomia cervical é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar condições que afetam a coluna cervical (pescoço), especialmente quando há compressão da medula espinhal ou das raízes nervosas. Esse tipo de cirurgia envolve a remoção de um segmento de osso vertebral e do disco intervertebral adjacente, com o objetivo de aliviar a pressão e os sintomas associados.

Cirurgia da coluna descompressiva

A cirurgia de coluna descompressiva é um procedimento cirúrgico destinado a aliviar a pressão sobre estruturas nervosas que são comprimidas por elementos como hérnias de disco ou osteófitos. Essa pressão pode causar dor, fraqueza, formigamento ou até mesmo perda de função em diferentes partes do corpo.

Artrodese

Na artrodese de coluna, especialmente nas regiões cervical e lombar, a substituição dos discos intervertebrais por próteses, frequentemente chamadas de "cages", é uma prática comum. Esses dispositivos são usados para promover a fusão óssea, estabilizar a coluna e restaurar a altura do disco perdido.

Casos mais comuns que precisam de cirurgia

O que é Hérnia de disco?
A hérnia de disco é uma condição relativamente comum e pode ocorrer em toda a coluna. Porém, os locais mais comuns são a região lombar e cervical devido a maior mobilidade nessas regiões.
Imagem das costas de um homem com uma coluna ilustrada, caracterizando hérnia de disco.
Quando nos referimos ao termo “hérnia de disco” queremos dizer que a estrutura responsável por ser um “amortecedor” entre as vértebras, saiu do seu lugar habitual. Esse deslocamento do disco pode comprimir os nervos da coluna e causar dor.
A hérnia de disco pode determinar limitações em graus variados. Os discos deslocados (ou herniados) geralmente são causados por esforço excessivo ou trauma. Entretanto, alguns pacientes podem desenvolver hérnia de disco devido ao envelhecimento natural da coluna e fatores genéticos.
Uma boa notícia é que a história natural da hérnia de disco mostra que a maioria dos casos cicatrizam e acabam sendo reabsorvidos (diminuem) com o tempo. Esse período para a reabsorção é muito variável de paciente para paciente, podendo ser de algumas semanas até alguns meses.

É importante seguir as orientações do médico e do fisioterapeuta durante o processo de recuperação após uma hérnia de disco .

Lembre-se: cada caso é um caso. Marque sua consulta com um médico especialista em coluna e entenda a sua necessidade e se seu diagnóstico é caso de cirurgia.

plugins premium WordPress

Dr. Marcelo da Cunha
Andrade Filho

CRM-PE: 18.123

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;

• Coordenador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife – IOT;

• Coordenador de Ortopedia do Hospital Santa Efigênia (Caruaru-PE);

• Especialista em dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP;

• Preceptor e Cirurgião de Coluna do Hospital Otávio de Freitas.